Blog

Página inicial Blog A História do Cooperativismo - Parte I

A História do Cooperativismo - Parte I

 

Com a Revolução Industrial (século XVIII), muitas famílias alemãs e italianas vieram ao Brasil com uma nova perspectiva de futuro. Ao mesmo tempo, a difícil situação urbana dos grandes centros europeus fomentou o surgimento de cooperativas na Inglaterra, Alemanha e Itália. Neste cenário de crise, entre 1824 e 1899, cerca de 80 mil alemães desembarcaram no Brasil, instalando-se em parte no Rio Grande do Sul. Dentre eles, estava o Padre Theodor Amstad, responsável por perceber as carências socioeconômicas dos imigrantes estabelecidos na região. Por isso, fundou a plataforma cooperativista e associativista Bauerverein que depois teve continuidade com a fundação Volksverein.

Baseados nestes ideiais cooperativistas, em 1902, na cidade de Nova Petrópolis – RS, foi instituída a mais antiga instituição financeira cooperativa da América Latina , a Caixa de Economia e Empréstimo Amstad, que é a atual Sicred Pioneira RS.

À iniciativa de Amstad se atribui a criação de outras 37 cooperativas de crédito/financeiras, das quais muitas permanecem ativas até hoje.