Blog

Página inicial Blog EduPOP do SICOOB Credisulca fica em segundo lugar no Brasil em Concurso de Aplicativos do Banco Central

EduPOP do SICOOB Credisulca fica em segundo lugar no Brasil em Concurso de Aplicativos do Banco Central

 

O aplicativo EduPOP do SICOOB Credisulca conquistou o segundo lugar na categoria empresa no Concurso de Apps Cidadata Uso de Dados Para Cidadania Financeira, realizado pelo Branco Central do Brasil e Fundação Lemann, em parceria com a Fenasbac.

Foram 4 meses de produção do app, desde a sua concepção, projeto e execução, passando por várias etapas até finalmente, no dia 29 de outubro de 2018, sair o resultado consagrando a criação da Credisulca em segundo lugar no Brasil.

O EduPOP é um app voltado para toda a família, crianças e adolescentes, sendo que um responsável, junto com seu filho, fará a gestão familiar das finanças, trazendo conversões cambiais e demais dados comerciais para o universo de tarefas domésticas.

Nele, o filho(a) poderá incluir seus sonhos e o responsável elencará tarefas para que o sonho possa se tornar realidade, assim, os filhos têm maior compreensão do valor do dinheiro, da importância de poupar e principalmente, terão maior capacidade de enfrentar e evitar problemas de ordem econômica, como por exemplo a inadimplência.

                O app foi todo desenvolvido dentro do SICOOB Credisulca, por quatro colaboradores, Adriano Giassi, Felipe Ferreira, Michel Bortoluzzi e Rodrigo Pasini. O time composto por profissionais de várias áreas se adequou perfeitamente ao Concurso, que exigia conhecimentos interdisciplinares, como Programação e Desenvolvimento de Software, Matemática, Estatística, Ciência de Dados, Economia, Comunicação, Design Gráfico, Administração e Gestão de Projetos.

                Para o responsável pela programação e design, Rodrigo Pasini, de apenas 19 anos, participar do projeto foi uma experiência incrível, já que foi o primeiro app oficial criado por ele e o resultado foi excelente: “desde o início voltamos o design do app para ser intuitivo para crianças e adolescentes fazendo com que elas realmente possam aprender sobre educação financeira”.

                Felipe Ferreira, responsável pela gestão do projeto, elenca que o app comprova o quanto a Credisulca aposta e investe em Inovação, melhorando os produtos, serviços e os procedimentos para os associados, bem como investe em projetos de inovação tecnológica como o EduPOP: “trazer a educação financeira para crianças e adolescentes adequa a missão da cooperativa em contribuir para a comunidade, principalmente quando o assunto faz parte da Base Comum Curricular e quando podemos leva-lo para o ambiente doméstico de forma lúdica”.

                Para o responsável pela tecnologia da informação, Michel Bortoluzzi, a experiência do desenvolvimento deste aplicativo mostrou todo o potencial que a cooperativa possui nesse ramo, que inclusive se mostra promissor no atual cenário mundial e a Credisulca acompanha essa tendência digital.

Adriano Giassi, responsável pela aplicação dos dados do Banco Central no aplicativo ressalta que esta interação dos dados abertos contribui para a cidadania financeira e aproxima os usuários da realidade do que acontece no mercado econômico brasileiro. Para ele, a experiência do usuário será chave fundamental para aprimorar o app e continuar contribuindo com a educação financeira.

                Para o presidente do SICOOB Credisulca, Sr. Romanim Dagostin, a premiação mostra o quanto a cooperativa se importa com as pessoas e com os associados e o quanto os colaboradores são engajados em cumprir o propósito dela: “Estamos todos muito felizes em ter profissionais tão qualificados e criativos em nossa instituição. Toda o time do EduPOP está de parabéns pela iniciativa que só vem engrandecer a nossa instituição e fortalecer o cooperativismo e a educação financeira”.

                O app está disponível na Google Play com o nome EduPOP e o download é gratuito. No momento, há apenas a versão para Android e logo estará disponível também para iOS, bem como ajustes e aperfeiçoamentos estão sendo realizados com o feedback dos primeiros usuários, que já relatam a facilidade e usabilidade do aplicativo como pontos positivos.