Blog

Página inicial Blog A Semana de Educação Financeira

A Semana de Educação Financeira

 

 A Semana ENEF é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promoção da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).

            O Sicoob Credisulca participa ativamente da nossa comunidade através do projeto “A Turminha do Sulca”, que leva educação financeira a diversas escolas da região de abrangência da nossa cooperativa.

            De maneira lúdica e didática, os alunos aprendem a lidar melhor com situações que envolvam finanças, como por exemplo: tipos de investimento, prazos e metas, valor dos sonhos, orçamento e planejamento financeiro, tipos de pagamento e outros.

            Desta vez, para comemorar a Semana ENEF, o projeto atendeu alunos das cidades de Turvo, Forquilhinha, Criciúma, Timbé do Sul, São João do Sul, Ermo, Passo de Torres, Meleiro, Arroio do Silva, Araranguá, Nova Veneza e Morro Grande.

            Os alunos puderam conhecer melhor a nossa cooperativa, já que as oficinas foram realizadas dentro das agências, com a participação dos colaboradores que auxiliaram em uma visita guiada.

            Além disso, o mascote da turminha, o Sulca, também marcou presença durante as oficinas, que abordaram temas como as notas de dinheiro, os animais em extinção, o valor econômico para compras e a consciência de poupar. Foram distribuídos brindes e uma cartilha com dicas de educação financeira a todos os participantes.

Para o professor Lucas da Silva, da EEB Pedro Simon do Ermo, a iniciativa é excelente para todas as idades, pois o conhecimento não se limita aos muros da escola e este projeto auxilia a ampliar este conhecimento.

Renan Raupp, professor da EEB Jorge Schutz do Turvo, aponta que o projeto auxiliar não só na organização pessoal dos alunos, mas também influencia positivamente na carreira profissional.

Participar da Educação Financeira do país é uma responsabilidade que deriva de um dos valores do cooperativismo, o da responsabilidade socioambiental e o Sicoob Credisulca atua de maneira contínua para a promoção do bem-estar e do desenvolvimento da nossa comunidade.

Texto: Felipe Ferreira

Fotografia: Gleyson Cadorin Zilli, Eduardo Sellinger Corrêa, Felipe Ferreira e Giancarlo Carlomagno