Notícias

Página inicial Notícias

Confira as últimas novidades

Image

Coopere com o Próximo – 1ª Edição

Para o SICOOB Credisulca, ser Cooperativa de Crédito significa muito mais do que apenas realizar movimentações e investimentos financeiros, significa contribuir de maneira significativa na melhoria da vida das pessoas da nossa comunidade.

Foi dessa ideia que surgiu o projeto “Coopere com o próximo”, que tem como objetivo principal a arrecadação de roupas e alimentos não perecíveis que serão destinados para instituições de caridade da região de atuação do Credisulca.

Qualquer pessoa pode contribuir, associado ou não, através dos pontos de arrecadação, nas agências do SICOOB Credisulca, até o dia 30 de abril de 2018.

Ajudar é um gesto muito simples que reflete não somente em auxiliar com roupas e alimentos àqueles que necessitam, mas também em fazer outras pessoas sorrirem.

Cooperando com o próximo podemos marcar de uma maneira muito positiva a vida das outras pessoas. Não há sentimento mais gratificante do que ajudar!

A sua participação é fundamental para que possamos contribuir, enquanto cidadãos, para a formação de uma sociedade mais humana e igualitária e enquanto associados, para a nobre missão de melhorar a qualidade de vida de nossa comunidade, estabelecendo a nossa responsabilidade social, um dos valores do cooperativismo, bem como, o desenvolvimento sustentável da comunidade, um dos princípios que coloca em prática os valores por nós adotados.

Coopere com o próximo!

Texto: Felipe Ferreira

Arte: Rodrigo Pasini

 

Image

14 anos de SICOOB Credisulca em Forquilhinha – SC

Dia 13 de abril de 2018 foi mais um dia feliz na trajetória da Credisulca. A agência de Forquilhinha, inaugurada em 13 de abril de 2004, completou 14 anos de existência. O aniversário foi festejado por todos os colaboradores, os associados e a comunidade, bem como pela Turminha do Sulca que marcou presença, fazendo a alegria de todos, principalmente dos pequenos.

O município, que foi colonizado por alemães, foi fundada em 26 de abril de 1989 e hoje é uma importante cidade importante da região da AMREC, contando com uma agência do SICOOB Credisulca que tem 8 colaboradores, 1 menor aprendiz e mais de 2.500 associados.

Os índices financeiros positivos da cooperativa são destaque regional, o que atrai cada vez mais parceiros que buscam o cooperativismo como forma de melhorar seus empreendimentos pessoais e profissionais.

Para o gerente da agência, Sr. Gilmar Fabris, o preparo da sua equipe no atendimento é item fundamental e obrigatório, pois para todos os colaboradores é essencial conhecer o associado e entender as suas dificuldades, possibilitando assim, que todo o processo seja humanizado e que o cooperado sinta-se realmente parte de toda a organização. “Os números são importantes, mas as pessoas não são numerais, elas precisam ser compreendidas e atendidas em suas necessidades”.

Entender esse anseios da comunidade é fundamental para a colaboradora Jéssica Tomazi Mota, que diariamente convive com a população. “Eles são muito participativos em todas as nossas campanhas e realmente entendem a importância de estar junto conosco para o crescimento do nosso município.” Relata ainda que a pessoalidade no atendimento é um grande diferencial, já que as pessoas precisam desse calor humano verdadeiro para sentirem confiança em todas as negociações.

Quando a perspectiva é o futuro, as aspirações são muito positivas, pois os associados realmente entendem como funciona o cooperativismo. Parte desse conhecimento é repassado pela própria agência, que sempre busca explicar para a comunidade as vantagens deste método de colaboração participativa.

A adesão da população em participar no dia do aniversário da agência comprova esse quadro, mostrando que tanto o SICOOB Credisulca, quanto os associados, celebram mais um ano de muita parceria nesta terra de gente trabalhadora e que faz acontecer.

Parabéns agência de Forquilhinha pelos seus 14 anos de cooperação!

 

Texto: Felipe Ferreira

Fotografia: Gleyson Cadorin Zilli


 

Image

A TURMINHA DO SULCA VISITA AGÊNCIAS EM SEUS ANIVERSÁRIOS

 O personagem Sulca interagiu com associados e colaboradores

 
Nos dias 09 e 29 de Janeiro as Agências de Siderópolis e Cocal do Sul completaram 09 e 08 anos de inauguração, respectivamente, para celebrar o momento a Credisulca preparou uma programação especial para associados e colaboradores que incluiu a visita do personagem Sulca e entrega de brindes.
 
O projeto A Turminha do Sulca desenvolve ações de Educação Financeira para crianças e adolescentes e durante a visita às agências foram entregues aos associados revistinhas do projeto, agendas, calendários, aventais e necessaires da Cooperativa. Ao adentrar na agência os associados também foram surpreendidos com clima de aniversário ao encontrar uma ilha de salgados e refrigerantes a disposição.
 
A Credisulca possui atualmente 22 agências onde a ação contemplará todas as agências e a divulgação da data será através de nossas Redes Sociais.
 
A Credisulca prima pelo bom atendimento ao associado e cada Agência é uma conquista importante para toda Cooperativa, por esse motivo vamos celebrar cada ano dessa história que construimos juntos. Afinal, o Sicoob Credisulca é uma das maiores Cooperativa de Crédito do estado e cada associado faz parte dessa conquista.
 
Image

Turminha do Sulca encerra o ano atendendo crianças e adolescentes

      O projeto “A Turminha do Sulca” encerrou as atividades de 2017 com cerca de 26 mil alunos do ensino fundamental I e II atendidos nas oficinas de Educação Financeira através do Teatro. Ao todo foram visitadas 87 escolas de 19 municípios durante todo este ano, preenchendo uma lacuna na educação de crianças e jovens da região, tornando-se por vezes a única fonte de conhecimento e aprendizagem na área da educação financeira.


    Este ano o projeto inovou com a implantação do Canal no Youtube onde alunos de 7º ao 9º ano produziram conteúdos através do conhecimento que adquiriram nas Oficinas. Nesse primeiro ano de trabalho com essa faixa etária constata-se o interesse dos alunos tanto pelo tema (educação financeira) como pela possibilidade de gravação dos vídeos (180 vídeos produzidos ao todo). O resultado surpreende: 13.251 Visualizações, 1.451 Likes, 492 Inscritos e 218 Compartilhamentos.

    Para a consultora de desenvolvimento organizacional do Sicoob Credisulca e idealizadora do projeto, Eveline Marcon Francisco Dagostin, a educação financeira conduzida desde a infância faz com que as crianças compreendam que cada membro da família tem papel importante para seu equilíbrio econômico e financeiro e, com isso, elas passam a atuar ativamente para que o grupo todo tenha condições de vida melhores.
 
    A educação financeira, porém, precisa ser vista como conteúdo essencial no processo educacional das crianças desde muito cedo, já que quanto melhores as instruções obtidas na infância, melhores serão seus resultados na vida adulta e, assim, os benefícios tornam-se reais, não apenas para esses indivíduos, mas para o âmbito social de forma mais ampla.
 
    Para que isso ocorra, porém, é preciso que as escolas, os professores, famílias e sociedade compreendam a importância desses ensinamentos e se preparem adequadamente para que não sejam apenas mais conteúdos em sala de aula, mas para que sejam contextualizados, compreendidos na vida dos indivíduos e, assim, sejam capazes de acrescentar conhecimentos importantes para todos os envolvidos.

    Muitos pais ainda acreditam que dinheiro não é assunto de criança. Que elas devem se preocupar com os estudos, e que estes, as farão adultos bem sucedidos com um bom emprego e isso basta. Educação financeira não significa ensinar seu filho a economizar, mas sim aprender corretamente o manejo do dinheiro em busca de uma vida melhor

    As atividades de 2º ao 6º ano foram ministradas pela atriz, instrutora de teatro e produtora cultural, Diana Manenti. Já os alunos de 7º a 9º foram orientados pelo ator Giancarlo Carlomagno. “Nas crianças que possuem contato com o projeto a mais tempo constatamos que conceitos básicos como Receita e Despesa foram compreendidos pela maioria. Atitudes de cidadania e respeito tem sido assimiladas através do teatro, que seguirá como ferramenta didática para 2018. A criação de jogos adaptados para o tema da nova revistinha será o fio condutor das atividades do próximo ano”, enfatizou a atriz. “Conciliar o aprendizado com ferramentas como o Youtube envolve e atrai o adolescente de hoje, é uma forma de dialogar com o universo deles”, explicou Giancarlo.

    A Turminha do Sulca, atende ao sétimo princípio do cooperativismo, que leva em consideração projetos de inclusão social, preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, além de orientar para a formação de jovens com uma vida financeira saudável. Este foi o sétimo ano da ação, que já atendeu cerca de 86 mil crianças e adolescentes.
 
Image

Credisulca comemora Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito com cenário próspero

O Sicoob Credisulca comemora o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, celebrado nesta quinta-feira, com o crescente número de associados que buscam por um modelo financeiro mais justo e igualitário. Somente nos últimos dois anos a cooperativa saltou de 25 mil para mais de 31 mil associados. Esses números representam uma tendência nacional, que hoje alcança a marca de 8,9 milhões de brasileiros beneficiados com o cooperativismo de crédito, segundo dados do Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) é desenvolvido pelo Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro (Desig) do Banco Central. 

Os preceitos sólidos e éticos das cooperativas de crédito permitem que o sistema cresça à margem do cenário econômico em que as cooperativas de crédito, muitas vezes, são as únicas instituições financeiras presentes em determinadas localidades. Outros fatores motivador para a ascensão desse modelo econômico está na gestão desenvolvida pelos líderes, executivos cada vez mais capacitados para conduzir cooperativas numa atmosfera competitiva, possibilitando que as cooperativas de crédito oferecessem completo e moderno portfólio de produtos e serviços, a preços muito competitivos.

O Sicoob Credisulca é uma instituição financeira formada pela união de pessoas, com o intuito de prestar serviços aos seus associados. Diferente das instituições financeiras tradicionais, as cooperativas de crédito não visam o lucro e sim o bem-estar da vida financeira de seus associados. “A busca por resultados coletivos e a participação efetiva na vida financeira de nossos associados, orientando e acompanhando o seu desenvolvimento faz parte da nossa base. Enquanto nos bancos convencionais os clientes são sufocados por taxas e juros, no Sicoob Credisulca parte do valor proveniente da prestação de serviços é devolvida aos nossos associados por meio da divisão das sobras”, destaca o presidente da cooperativa de crédito, Romanim Dagostin.

Dagostin ainda explica que esse modelo propõe a inclusão financeira das pessoas de uma forma simples por meio de um modelo sustentável e moderno. “Nós oferecemos os mesmos serviços de um banco, com muitas vantagens, pois o cooperado é dono do negócio. Por isso primamos por um relacionamento mais próximo com nossos associados, o que facilita o acesso e aprovação aos serviços. Também é foco do Sicoob Credisulca oferecer produtos e serviços de qualidade e com taxas reduzidas, tendo um dos melhores custo-benefício do mercado”. 

Outra preocupação do Sicoob Credisulca é a movimentação da economia regional, os recursos captados pela cooperativa ficam na própria cidade para fomentar os negócios locais, o que desenvolve a economia.

Image

Sicoob Credisulca na HeimatFest - Forquilhinha

No último final de semana o Sicoob Credisulca participou da HeimatFest, a Festa das Origens, em Forquilhinha. 

Confira as fotos:

Image

Sicoob Credisulca presente no Sábado Mais de São João do Sul

A Turminha do Sulca participou da edição do Sábado Mais promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de São João do Sul, em comemoração ao Dia da Criança. Dudinha, Sulca e o Ursinho se apresentaram para as crianças que compareceram na praça central do município no último sábado, 7. Os colaboradores do Sicoob Credisulca aproveitaram a oportunidade para presentear os pequenos com kits da revistinha em quadrinhos da Turminha do Sulca, além da distribuição de balões. Confira algumas fotos:

Image

Sicoob Credisulca expande área de atuação e cresce mais de 19% no primeiro semestre de 2017

Com 28 anos e mais de 31 mil associados, o Sicoob Credisulca expandiu sua área de atuação em 2017 com a abertura de três novas agências, chegando ao estado do Rio Grande do Sul. Os novos postos de atendimento ficam em Criciúma, que ganhou uma quarta agência - dessa vez no bairro São Luiz - Osório e Torres e representam a solidez da cooperativa de crédito, que se destaca no mercado com princípios mais humanos e igualitários.

Segundo o Presidente do Sicoob Credisulca, Romanim Dagostin, a abertura de novas agências reflete não só o plano de expansão da cooperativa, como também a solicitação da comunidade para a ampliação de sua área de atuação. “Estamos em pleno crescimento e ao chegar ao Rio Grande do Sul temos a comprovação do quanto nossa cooperativa de crédito ainda pode alcançar. Esse ano foi de grandes desafios para o Sicoob Credisulca, mas ficamos satisfeitos em levar soluções financeiras cooperativas para mais de 31 mil associados”, destaca o presidente do Sicoob Credisulca.

Dagostin também frisou o diferencial de se trabalhar com uma instituição cooperativa que valoriza o local. “Além da distribuição das sobras, que fomenta a economia compartilhada, também priorizamos e valorização dos municípios no qual possuímos agências, pois no Sicoob Credisulca todos os recursos captados ficam dentro da sua região de atuação, incrementando a economia local”.

 

Números expressão o crescimento

O Sicoob Credisulca finalizou o primeiro semestre de 2017 com uma evolução de 19,45% no valor das sobras, totalizando mais de R$ 18 milhões. O patrimônio de referência ultrapassou a marca dos R$ 116 milhões e os depósitos somaram mais de R$ 458 milhões. A Credisulca também é a cooperativa com maior número de adesões ao plano de previdência privada do Sistema Sicoob. 

“Em 2016 alcançamos números expressivos de crescimento e para esse ano nossas metas são maiores, refletindo sempre no bom atendimento aos nossos associados, por uma equipe capacitada. Nosso trabalho é todo voltado para a satisfação dos nossos cooperados e o nosso crescimento é fruto da confiança que nos é depositada”, afirma o presidente da instituição.

Em 2018 o Sicoob Credisulca planeja a abertura de novos postos de atendimento dentro de sua área de abrangência, que compreende 23 municípios no sul de Santa Catarina e mais 9 cidades do norte do Rio Grande do Sul. A consultora de desenvolvimento organizacional, Eveline Marcon Francisco Dagostin, responsável pela projeção de novas agências destaca que para o próximo ano mais três unidades serão inauguradas. “Uma delas será em Santo Antônio da Patrulha,   no Rio Grande do Sul, onde já recebemos solicitação de lideranças empresariais para atuação na cidade”, afirma. 

 

Cooperativismo com segurança e confiança

Diferente das instituições financeiras tradicionais, as cooperativas de crédito não visam o lucro e sim o bem-estar da vida financeira de seus associados. No cooperativismo não há clientes e sim uma sociedade de pessoas trabalhando juntos. A Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Sul Catarinense - Sicoob Credisulca - tem por base a assistência financeira e a prestação de serviços, tipicamente bancário aos associados.

A Credisulca adota normas e instruções do BACEN - Banco Central do Brasil - apresentadas conforme o Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional. “Nossa cooperativa possui auditoria interna anual e auditoria independente analisando as informações contidas no balanço patrimonial e demonstrações contábeis de cada exercício, publicadas semestralmente. Prezamos pela transparência em nossas operações, trazendo mais confiança aos nossos associados”, enfatiza Dagostin.

Cabe destacar também que o BACEN monitora mensalmente a cooperativa por meio de arquivos encaminhados com periodicidade, efetuando assim uma auditoria remota continua.

Image

Sicoob Credisulca presente no Desfile Cívico

Os colaboradores do Sicoob Credisulca participaram do Desfile de 7 de Setembro, em Turvo. A data comemora a Independência do Brasil. Confira as fotos.

Image

Credisulca orientou jovens durante Feira das Profissões em Turvo

O Sicoob Credisulca esteve presente na Feira das Profissões, realizada no Centro de Eventos em Turvo, na última quinta-feira, 31/08. A cooperativa de crédito levou orientações ao público que circulou pelos stands, sobre como montar um currículo, orçamento pessoal, conta universitária, previdência privada, cartões e os aplicativos Sicoob Credisulca.

Durante todo o dia mais de 400 alunos participaram das 32 minipalestras realizadas pela cooperativa de crédito. O evento teve como principal objetivo orientar os estudantes do ensino médio sobre as possibilidades na hora de definir a correira profissional, esclarecendo dúvidas sobre essa fase. 
Segundo a consultora de desenvolvimento organizacional do Sicoob Credisulca, Eveline Marcon Francisco Dagostin, essa fase da vida pode parecer um tanto confusa, mas é indispensável as orientações, principalmente na organização financeira. “Muitos jovens nessa idade estão escolhendo um curso superior e fazendo planos para toda a vida e é fundamental que eles estejam consciente de que uma vida financeira saudável poderá impulsioná-lo ainda mais no mundo profissional”.
Durante todo o dia, os alunos que participaram das atividades oferecidas no stand do Sicoob Credisulca concorreram a um smartphone, sorteado no final do evento. A ganhadora foi Viviane de Oliveira Patrício, da Escola de Educação Básica João Colodel de Turvo. 
O encerramento do evento foi com o palestrante Porã (ex-integrante do Pretinho Básico) que falou sobre o tema Mundo Digital.
Image

Sicoob Credisulca fomenta educação financeira em escolas de Osório

A oficina teatral promovida pelo projeto “A Turminha do Sulca”, percorreu as escolas de Osório nas duas últimas semanas. A atividade buscou tratar a educação financeira com os alunos do ensino fundamental, participando da formação das crianças no conhecimento de noções básicas de como administrar um orçamento. O projeto abordou a educação financeira de forma inovadora, instigando nas crianças o trabalho com as artes. 

A professora Luana Souza Vichinheski, parabenizou a iniciativa e destacou a importância do projeto para o futuro dos alunos. “O projeto é maravilhoso, prende a atenção das crianças ao mesmo tempo que educa. É cada vez mais necessário a valorização da educação por todos os setores da sociedade. Aguardo ansiosamente para receber as atividades no próximo ano, novamente”. 
Para a consultora de desenvolvimento organizacional do Sicoob Credisulca e idealizadora do projeto, Eveline Marcon Francisco Dagostin, ver o envolvimento das crianças durante as atividades só reafirma o quanto o projeto tem relevância na educação financeira desse público. “Nessa atividade conseguimos envolver as crianças e despertar o interesse delas pelo cuidado com o seu dinheiro, entender o valor que ele possui e como ele interfere no orçamento da sua família”, explicou Eveline.
As atividades foram ministradas pela atriz, instrutora de teatro e produtora cultural, Diana Manenti, que em parceria com o Sicoob Credisulca, desenvolveu uma metodologia de trabalho lúdica, despertando o interesse dos alunos por meio da participação. 
A Turminha do Sulca, atende ao sétimo princípio do cooperativismo, que leva em consideração projetos de inclusão social, preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, além de orientar para a formação de jovens com uma vida financeira saudável. 
Image

Credisulca Capivari de Baixo comemora 5 anos

 O Sicoob Credisulca completou 5 anos em Capivari de Baixo, no último dia 20 de agosto. A data foi lembrada pelos colaboradores e associados. O gerente da agência, Luan Cardoso da Rosa, agradece a população de Capivari de Baixo que acolhei o Sicoob Credisulca e que nesses 5 anos somou resultados em prol do cooperativismo. 

“Nossa agência comemora com nossos associados os 5 anos mas também os ótimos resultados que estamos entregando, neste ano estamos de casa nova para melhor atender nossos associados e distribuímos no município de Capivari mais de 800 mil reis em sobras”, afirma da Rosa.
O gerente ainda destaca que a agência veio pra crescer junto com o município e seus associados, e deixa o convite a todos para que conheçam o diferencial de uma instituição financeira cooperativa. 
O Sicoob Credisulca Capivari de Baixo oferece diversos produtos e serviços comuns as instituições financeiras, como seguros, linhas de crédito, previdência privada, cartões de crédito, entre outros, mas o diferencial de que cada associado é também dono da cooperativa, resultando em sobras para todo no final de cada ano.
 
 1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11