Blog

Confira as últimas novidades

A Semana de Educação Financeira

A Semana de Educação Financeira

 

 A Semana ENEF é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promoção da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).

            O Sicoob Credisulca participa ativamente da nossa comunidade através do projeto “A Turminha do Sulca”, que leva educação financeira a diversas escolas da região de abrangência da nossa cooperativa.

            De maneira lúdica e didática, os alunos aprendem a lidar melhor com situações que envolvam finanças, como por exemplo: tipos de investimento, prazos e metas, valor dos sonhos, orçamento e planejamento financeiro, tipos de pagamento e outros.

            Desta vez, para comemorar a Semana ENEF, o projeto atendeu alunos das cidades de Turvo, Forquilhinha, Criciúma, Timbé do Sul, São João do Sul, Ermo, Passo de Torres, Meleiro, Arroio do Silva, Araranguá, Nova Veneza e Morro Grande.

            Os alunos puderam conhecer melhor a nossa cooperativa, já que as oficinas foram realizadas dentro das agências, com a participação dos colaboradores que auxiliaram em uma visita guiada.

            Além disso, o mascote da turminha, o Sulca, também marcou presença durante as oficinas, que abordaram temas como as notas de dinheiro, os animais em extinção, o valor econômico para compras e a consciência de poupar. Foram distribuídos brindes e uma cartilha com dicas de educação financeira a todos os participantes.

Para o professor Lucas da Silva, da EEB Pedro Simon do Ermo, a iniciativa é excelente para todas as idades, pois o conhecimento não se limita aos muros da escola e este projeto auxilia a ampliar este conhecimento.

Renan Raupp, professor da EEB Jorge Schutz do Turvo, aponta que o projeto auxiliar não só na organização pessoal dos alunos, mas também influencia positivamente na carreira profissional.

Participar da Educação Financeira do país é uma responsabilidade que deriva de um dos valores do cooperativismo, o da responsabilidade socioambiental e o Sicoob Credisulca atua de maneira contínua para a promoção do bem-estar e do desenvolvimento da nossa comunidade.

Texto: Felipe Ferreira

Fotografia: Gleyson Cadorin Zilli, Eduardo Sellinger Corrêa, Felipe Ferreira e Giancarlo Carlomagno

 

1º Coopere com o Próximo com um resultado incrível!

1º Coopere com o Próximo com um resultado incrível!

        Quando iniciamos a organização das doações recebidas na primeira edição da campanha Coopere com o Próximo, ficamos muito surpresos com o resultado altamente positivo.

Foram centenas de peças de roupas arrecadadas e inúmeros alimentos que certamente contribuirão na vida de quem está precisando de auxílio.

Dentro do cooperativismo existem alguns valores praticados no mundo todo, dentre eles, conforme apontam Meinem e Port (2014, p.29), o da responsabilidade socioambiental, que tem caráter comunitário, visando o bem-estar das pessoas, preocupando-se com o desenvolvimento econômico e social da nossa comunidade.

Mas o Coopere com o Próximo vai muito além disso.

Ele possibilita e incentiva que os associados (e não associados) tenham a oportunidade de poder contribuir de uma forma muito simples para quem doa, mas que pode ser significativa para quem recebe.

A promoção deste sentimento de solidariedade desencadeia uma onda de boas ações, por isso, nossas atitudes diárias, como por exemplo, sorrir e dar um bom dia, podem fazer a diferença, já que as atitudes positivas vão sendo repassadas e a rede vai se formando.

É o que aconteceu com a nossa campanha.

Falamos nossa porque consideramos que ela é realmente da comunidade, não do SICOOB Credisulca. Quem participou e quem vai receber as doações é sociedade e este é o objetivo, promover a integração colaborativa e solidária, o que só traz desenvolvimento e iniciativas sociais que com certeza contribuem para com a população.

Para quem recebe? Só quem participa da entrega para poder entender como atitudes tão simples e pequenas podem realmente mudar a vida das pessoas.

Temos muito a evoluir, mas quando podemos ajudar o próximo já conseguimos compreender um pouco melhor porque estamos aqui nesse mundo e perceber que estamos de alguma maneira cumprindo a nossa missão enquanto seres humanos que vivem em sociedade, afinal, somos todos irmãos.

Obrigado por ter cooperado com o próximo!

Texto e fotografia: Felipe Ferreira

16 anos de SICOOB Credisulca em Nova Veneza – SC

16 anos de SICOOB Credisulca em Nova Veneza – SC

Dia 03 de maio de 2018 foi mais um dia de comemorações na Credisulca. A agência de Nova Veneza, inaugurada em 03 de maio de 2002, completou 16 anos.

O aniversário foi festejado na agência no dia 04 de maio e é claro, o Sulca marcou presença para interagir com os colaboradores, associados e principalmente com a criançada!

O município de Nova Veneza já é um encanto por si só. As típicas construções italianas já demonstram a colonização iniciada em 1891, com a chegada das famílias italianas para aquela região. Algumas das belas construções rígidas e fortes construídas naquela época ainda podem ser encontradas no município.

A agência do SICOOB Credisulca instalada nesse pedaço da Itália no Brasil conta hoje com 8 colaboradores e quase 3.000 associados. Um deles, o Sr. Cesar Augusto Pasetto, empresário, relata que o grande diferencial da cooperativa é a proximidade com as pessoas, o que desperta o interesse em participar do sistema cooperativo.

Quando se trata de participação dos associados, a colaboradora Rosilene Fagundes destaca que todos eles acreditam nos ideais da cooperativa e são bem participativos nas campanhas.

Essa ênfase em prestar um atendimento de excelência é ponto chave para a equipe, conforme aponta a gerente da agência, Sra. Julia Destro Gava: “Prestar um atendimento exemplar justifica a credibilidade da nossa cooperativa, o que traz consequências positivas, como por exemplo, a confiança”.

A população de Nova Veneza pode contar com uma cooperativa que está disposta a auxiliar e realmente cooperar com o crescimento pessoal de cada associado e de cada empresa ali instalada e o resultado disso é a melhoria da qualidade de vida da comunidade, que a cada dia só comprova que os benefícios do cooperativismo valem a pena.

Parabéns agência de Nova Veneza pelos seus 16 anos de cooperação!

Blog Interativo

Blog Interativo

Pensando sempre em estar cada vez mais próximo de você, alteramos nossa plataforma do blog para que possamos interagir também com as redes sociais.

A partir de agora, você poderá compartilhar nas suas redes as nossas publicações diretamente no blog, além de comentar em cada uma das nossas postagens.

O Facebook, por exemplo, registra um número de 2,13 bilhões de pessoas acessando a rede todos os meses. Pensando nisso, buscamos melhorar nossa acessibilidade e interatividade com essa e outras plataformas, como o Whatsapp, o Twitter, o Pinterest, o Google+ e outras.

Além destas melhorias, estamos trabalhando para que nosso site fique cada mais interativo, correspondendo aos valores da nossa cooperativa, sempre pensando em facilitar a navegabilidade para o associado.

Participe, comente, compartilhe, colabore. Nosso blog foi pensando e feito para você.

Fique por dentro das novidades!

Posse do Conselho de Administração, Fiscal e Diretoria Executiva

Posse do Conselho de Administração, Fiscal e Diretoria Executiva

Uma cooperativa que auxilie no desenvolvimento econômico e social de seus associados, bem como na qualidade de vida de nossa comunidade, precisa de comprometimento e engajamento com valores e princípios e, acima de tudo, precisa cooperar, no mais amplo sentido da palavra.

Esta nobre missão de fortalecer ainda mais os laços humanos e os números do SICOOB Credisulca foi repassada aos novos Conselheiros e Diretores, que tomaram posse no dia 24 de abril de 2018, no Restaurante Espetão, em Araranguá – SC.

Foram empossados nos cargos:

 Conselho de Administração

 Presidente: Romanim Dagostin

            Vice-presidente: Rogério Bardini

            Secretário: José Mario Dagostin

            Conselheiros: Oswaldo Hulse Neto,

                        Luiz Cornelio Pacheco Francisco e

             Elieser de Bettio

  

Conselho Fiscal efetivo:

           Emilio Dela Bruna,

Argeu Menegon Frezza e

Saulo Camilo Moraes

 

Conselho Fiscal suplente:

Antonio Luiz Giust

Pedro Luis Mondardo e

Reginaldo Pirola

 

Na Diretoria Executiva:

Diretora de Negócios: Graceline Pescador Savi,

Diretor Financeiro: Sandro Scandolara Mauricio e

Diretor Administrativo: Nelson Gabriel 

 A cerimônia conduzida pela consultora de desenvolvimento organizacional Eveline Marcon Francisco Dagostin contou com o juramento solene e com as assinaturas nas respectivas atas.

Todos os momentos foram recheados de boas palavras, iniciando pelo presidente, Sr. Romanim Dagostin, que agradeceu os trabalhos prestados pelos membros que deixaram seus cargos, honrando de maneira exemplar seus compromissos.

Também fizeram o uso da palavra os diretores Graceline Pescador Savi, Sandro Scandolara Maurício e Nelson Gabriel. Ambos destacaram a importância de cada um dos trabalhos que são exercidos pelos membros do Conselho e da Diretoria, ressaltando as suas responsabilidades para que a cooperativa seja, além de uma instituição de credibilidade, uma ferramenta de transformação da sociedade.

Aqueles que deixaram seus cargos também aproveitaram para destacar o aprendizado proporcionado durante o tempo que puderam participar ativamente dos Conselhos e da Diretoria, apontando que, para o crescimento coletivo, o trabalho não deve ser feito apenas durante o mandato, é preciso viver o cooperativismo, encarando os desafios e comemorando as alegrias de participar de todo esse processo.

Para o Conselheiro de Administração João Júnior Colodel, a experiência de compor este cargo o fez ter certeza que o SICOOB Credisulca é uma instituição extremamente organizada, com números crescentes que só refletem a importância de focar nas pessoas. Destaca também que projetos sociais como a Turminha do Sulca fazem a diferença, o que comprova que o objetivo das ações da cooperativa é sempre no ser humano.

            Para o Conselheiro de Administração Elieser de Bettio, assumir esse cargo significa acreditar ainda mais na credibilidade, no progresso e na força de vontade que o motiva a ser associado há 23 anos. O Conselheiro ainda destaca que as decisões em conjunto fortalecem os números e continuam atraindo mais associados, pois a cooperativa oferece menores taxas e participações nos rendimentos.

Por fim, encerrando os trabalhos, o presidente Sr. Romanim Dagostin novamente fez uso da palavra para dar as boas-vindas aos novos integrantes, os quais passam a ser responsáveis por fazer acontecer todo esse sonho, agradecendo por aceitarem um desafio que certamente só traz benefícios para todos os associados e para nossa comunidade.

Fotografia e texto: Felipe Ferreira

Coopere com o Próximo – 1ª Edição

Coopere com o Próximo – 1ª Edição

Para o SICOOB Credisulca, ser Cooperativa de Crédito significa muito mais do que apenas realizar movimentações e investimentos financeiros, significa contribuir de maneira significativa na melhoria da vida das pessoas da nossa comunidade.

Foi dessa ideia que surgiu o projeto “Coopere com o próximo”, que tem como objetivo principal a arrecadação de roupas e alimentos não perecíveis que serão destinados para instituições de caridade da região de atuação do Credisulca.

Qualquer pessoa pode contribuir, associado ou não, através dos pontos de arrecadação, nas agências do SICOOB Credisulca, até o dia 30 de abril de 2018.

Ajudar é um gesto muito simples que reflete não somente em auxiliar com roupas e alimentos àqueles que necessitam, mas também em fazer outras pessoas sorrirem.

Cooperando com o próximo podemos marcar de uma maneira muito positiva a vida das outras pessoas. Não há sentimento mais gratificante do que ajudar!

A sua participação é fundamental para que possamos contribuir, enquanto cidadãos, para a formação de uma sociedade mais humana e igualitária e enquanto associados, para a nobre missão de melhorar a qualidade de vida de nossa comunidade, estabelecendo a nossa responsabilidade social, um dos valores do cooperativismo, bem como, o desenvolvimento sustentável da comunidade, um dos princípios que coloca em prática os valores por nós adotados.

Coopere com o próximo!

Texto: Felipe Ferreira

Arte: Rodrigo Pasini

 

14 anos de SICOOB Credisulca em Forquilhinha – SC

14 anos de SICOOB Credisulca em Forquilhinha – SC

Dia 13 de abril de 2018 foi mais um dia feliz na trajetória da Credisulca. A agência de Forquilhinha, inaugurada em 13 de abril de 2004, completou 14 anos de existência. O aniversário foi festejado por todos os colaboradores, os associados e a comunidade, bem como pela Turminha do Sulca que marcou presença, fazendo a alegria de todos, principalmente dos pequenos.

O município, que foi colonizado por alemães, foi fundada em 26 de abril de 1989 e hoje é uma importante cidade importante da região da AMREC, contando com uma agência do SICOOB Credisulca que tem 8 colaboradores, 1 menor aprendiz e mais de 2.500 associados.

Os índices financeiros positivos da cooperativa são destaque regional, o que atrai cada vez mais parceiros que buscam o cooperativismo como forma de melhorar seus empreendimentos pessoais e profissionais.

Para o gerente da agência, Sr. Gilmar Fabris, o preparo da sua equipe no atendimento é item fundamental e obrigatório, pois para todos os colaboradores é essencial conhecer o associado e entender as suas dificuldades, possibilitando assim, que todo o processo seja humanizado e que o cooperado sinta-se realmente parte de toda a organização. “Os números são importantes, mas as pessoas não são numerais, elas precisam ser compreendidas e atendidas em suas necessidades”.

Entender esse anseios da comunidade é fundamental para a colaboradora Jéssica Tomazi Mota, que diariamente convive com a população. “Eles são muito participativos em todas as nossas campanhas e realmente entendem a importância de estar junto conosco para o crescimento do nosso município.” Relata ainda que a pessoalidade no atendimento é um grande diferencial, já que as pessoas precisam desse calor humano verdadeiro para sentirem confiança em todas as negociações.

Quando a perspectiva é o futuro, as aspirações são muito positivas, pois os associados realmente entendem como funciona o cooperativismo. Parte desse conhecimento é repassado pela própria agência, que sempre busca explicar para a comunidade as vantagens deste método de colaboração participativa.

A adesão da população em participar no dia do aniversário da agência comprova esse quadro, mostrando que tanto o SICOOB Credisulca, quanto os associados, celebram mais um ano de muita parceria nesta terra de gente trabalhadora e que faz acontecer.

Parabéns agência de Forquilhinha pelos seus 14 anos de cooperação!

 

Texto: Felipe Ferreira

Fotografia: Gleyson Cadorin Zilli


 

A TURMINHA DO SULCA VISITA AGÊNCIAS EM SEUS ANIVERSÁRIOS

A TURMINHA DO SULCA VISITA AGÊNCIAS EM SEUS ANIVERSÁRIOS

 O personagem Sulca interagiu com associados e colaboradores

 
Nos dias 09 e 29 de Janeiro as Agências de Siderópolis e Cocal do Sul completaram 09 e 08 anos de inauguração, respectivamente, para celebrar o momento a Credisulca preparou uma programação especial para associados e colaboradores que incluiu a visita do personagem Sulca e entrega de brindes.
 
O projeto A Turminha do Sulca desenvolve ações de Educação Financeira para crianças e adolescentes e durante a visita às agências foram entregues aos associados revistinhas do projeto, agendas, calendários, aventais e necessaires da Cooperativa. Ao adentrar na agência os associados também foram surpreendidos com clima de aniversário ao encontrar uma ilha de salgados e refrigerantes a disposição.
 
A Credisulca possui atualmente 22 agências onde a ação contemplará todas as agências e a divulgação da data será através de nossas Redes Sociais.
 
A Credisulca prima pelo bom atendimento ao associado e cada Agência é uma conquista importante para toda Cooperativa, por esse motivo vamos celebrar cada ano dessa história que construimos juntos. Afinal, o Sicoob Credisulca é uma das maiores Cooperativa de Crédito do estado e cada associado faz parte dessa conquista.
 
Turminha do Sulca encerra o ano atendendo crianças e adolescentes

Turminha do Sulca encerra o ano atendendo crianças e adolescentes

      O projeto “A Turminha do Sulca” encerrou as atividades de 2017 com cerca de 26 mil alunos do ensino fundamental I e II atendidos nas oficinas de Educação Financeira através do Teatro. Ao todo foram visitadas 87 escolas de 19 municípios durante todo este ano, preenchendo uma lacuna na educação de crianças e jovens da região, tornando-se por vezes a única fonte de conhecimento e aprendizagem na área da educação financeira.


    Este ano o projeto inovou com a implantação do Canal no Youtube onde alunos de 7º ao 9º ano produziram conteúdos através do conhecimento que adquiriram nas Oficinas. Nesse primeiro ano de trabalho com essa faixa etária constata-se o interesse dos alunos tanto pelo tema (educação financeira) como pela possibilidade de gravação dos vídeos (180 vídeos produzidos ao todo). O resultado surpreende: 13.251 Visualizações, 1.451 Likes, 492 Inscritos e 218 Compartilhamentos.

    Para a consultora de desenvolvimento organizacional do Sicoob Credisulca e idealizadora do projeto, Eveline Marcon Francisco Dagostin, a educação financeira conduzida desde a infância faz com que as crianças compreendam que cada membro da família tem papel importante para seu equilíbrio econômico e financeiro e, com isso, elas passam a atuar ativamente para que o grupo todo tenha condições de vida melhores.
 
    A educação financeira, porém, precisa ser vista como conteúdo essencial no processo educacional das crianças desde muito cedo, já que quanto melhores as instruções obtidas na infância, melhores serão seus resultados na vida adulta e, assim, os benefícios tornam-se reais, não apenas para esses indivíduos, mas para o âmbito social de forma mais ampla.
 
    Para que isso ocorra, porém, é preciso que as escolas, os professores, famílias e sociedade compreendam a importância desses ensinamentos e se preparem adequadamente para que não sejam apenas mais conteúdos em sala de aula, mas para que sejam contextualizados, compreendidos na vida dos indivíduos e, assim, sejam capazes de acrescentar conhecimentos importantes para todos os envolvidos.

    Muitos pais ainda acreditam que dinheiro não é assunto de criança. Que elas devem se preocupar com os estudos, e que estes, as farão adultos bem sucedidos com um bom emprego e isso basta. Educação financeira não significa ensinar seu filho a economizar, mas sim aprender corretamente o manejo do dinheiro em busca de uma vida melhor

    As atividades de 2º ao 6º ano foram ministradas pela atriz, instrutora de teatro e produtora cultural, Diana Manenti. Já os alunos de 7º a 9º foram orientados pelo ator Giancarlo Carlomagno. “Nas crianças que possuem contato com o projeto a mais tempo constatamos que conceitos básicos como Receita e Despesa foram compreendidos pela maioria. Atitudes de cidadania e respeito tem sido assimiladas através do teatro, que seguirá como ferramenta didática para 2018. A criação de jogos adaptados para o tema da nova revistinha será o fio condutor das atividades do próximo ano”, enfatizou a atriz. “Conciliar o aprendizado com ferramentas como o Youtube envolve e atrai o adolescente de hoje, é uma forma de dialogar com o universo deles”, explicou Giancarlo.

    A Turminha do Sulca, atende ao sétimo princípio do cooperativismo, que leva em consideração projetos de inclusão social, preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, além de orientar para a formação de jovens com uma vida financeira saudável. Este foi o sétimo ano da ação, que já atendeu cerca de 86 mil crianças e adolescentes.
 
Credisulca comemora Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito com cenário próspero

Credisulca comemora Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito com cenário próspero

O Sicoob Credisulca comemora o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, celebrado nesta quinta-feira, com o crescente número de associados que buscam por um modelo financeiro mais justo e igualitário. Somente nos últimos dois anos a cooperativa saltou de 25 mil para mais de 31 mil associados. Esses números representam uma tendência nacional, que hoje alcança a marca de 8,9 milhões de brasileiros beneficiados com o cooperativismo de crédito, segundo dados do Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) é desenvolvido pelo Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro (Desig) do Banco Central. 

Os preceitos sólidos e éticos das cooperativas de crédito permitem que o sistema cresça à margem do cenário econômico em que as cooperativas de crédito, muitas vezes, são as únicas instituições financeiras presentes em determinadas localidades. Outros fatores motivador para a ascensão desse modelo econômico está na gestão desenvolvida pelos líderes, executivos cada vez mais capacitados para conduzir cooperativas numa atmosfera competitiva, possibilitando que as cooperativas de crédito oferecessem completo e moderno portfólio de produtos e serviços, a preços muito competitivos.

O Sicoob Credisulca é uma instituição financeira formada pela união de pessoas, com o intuito de prestar serviços aos seus associados. Diferente das instituições financeiras tradicionais, as cooperativas de crédito não visam o lucro e sim o bem-estar da vida financeira de seus associados. “A busca por resultados coletivos e a participação efetiva na vida financeira de nossos associados, orientando e acompanhando o seu desenvolvimento faz parte da nossa base. Enquanto nos bancos convencionais os clientes são sufocados por taxas e juros, no Sicoob Credisulca parte do valor proveniente da prestação de serviços é devolvida aos nossos associados por meio da divisão das sobras”, destaca o presidente da cooperativa de crédito, Romanim Dagostin.

Dagostin ainda explica que esse modelo propõe a inclusão financeira das pessoas de uma forma simples por meio de um modelo sustentável e moderno. “Nós oferecemos os mesmos serviços de um banco, com muitas vantagens, pois o cooperado é dono do negócio. Por isso primamos por um relacionamento mais próximo com nossos associados, o que facilita o acesso e aprovação aos serviços. Também é foco do Sicoob Credisulca oferecer produtos e serviços de qualidade e com taxas reduzidas, tendo um dos melhores custo-benefício do mercado”. 

Outra preocupação do Sicoob Credisulca é a movimentação da economia regional, os recursos captados pela cooperativa ficam na própria cidade para fomentar os negócios locais, o que desenvolve a economia.

Sicoob Credisulca na HeimatFest - Forquilhinha

Sicoob Credisulca na HeimatFest - Forquilhinha

No último final de semana o Sicoob Credisulca participou da HeimatFest, a Festa das Origens, em Forquilhinha. 

Confira as fotos:

Sicoob Credisulca presente no Sábado Mais de São João do Sul

Sicoob Credisulca presente no Sábado Mais de São João do Sul

A Turminha do Sulca participou da edição do Sábado Mais promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de São João do Sul, em comemoração ao Dia da Criança. Dudinha, Sulca e o Ursinho se apresentaram para as crianças que compareceram na praça central do município no último sábado, 7. Os colaboradores do Sicoob Credisulca aproveitaram a oportunidade para presentear os pequenos com kits da revistinha em quadrinhos da Turminha do Sulca, além da distribuição de balões. Confira algumas fotos:

 1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11