Blog

Confira as últimas novidades

Sicoob Credisulca leva informação sobre agronegócio para os agricultores de Forquilhinha

Sicoob Credisulca leva informação sobre agronegócio para os agricultores de Forquilhinha

Na quinta-feira, dia 05 de julho de 2018, mais de 60 agricultores participaram no Mareblu Centro de Eventos de mais uma reunião sobre seguro agrícola e crédito rural promovido pelo Sicoob Credisulca.

O gerente da agência de Forquilhinha, Gilmar Fabris, recebeu os associados e deu as boas-vindas, abrindo os trabalhos da noite. Após, o presidente da cooperativa, Sr. Romanim Dagostin, apresentou os excelentes resultados da agência, prestou contas das atividades e ressaltou a importância do município para a Credisulca, inclusive da agricultura, já que Forquilhinha é um grande produtor. Além disso, Sr. Romanim deixou todos a vontade para esclarecimentos e agradeceu a presença de uma classe tão importante.

Após, a colaboradora Gessica Schuvartz da Rosa elencou inúmeros benefícios do seguro agrícola, destacando a importância que ele teve nas últimas lavouras para a região do sul de Santa Catarina. É através do seguro agrícola que o produtor pode contar com segurança para a lavoura, desde a fase de alongamento, sem desconto de franquia na indenização, garantia do restante da produção e a realização de apenas uma vistoria para auferir as perdas.

No mesmo sentido de trazer informação para os agricultores, Cristiano Luiz Provensi frisou a importância do cooperativismo e do crédito rural para ajudar o produtor desde o preparo até a colheita, através de formas de custeio, comercialização e investimentos pelo BNDES.

Ao final, Cristina da Silva Tonetto mostrou os inúmeros produtos e serviços disponíveis para o colaborar e destacou que o mais importante para a Credisulca são os associados. Nessa mesma linha, Michel Bortoluzzi, da tecnologia da informação, apontou que toda a inovação e tecnologia do sistema SICOOB é para aproximar as pessoas e dar mais segurança nas relações financeiras.

Para Valcionir Alexandre, produtor rural, esta iniciativa de levar o encontro para sua cidade mostra a transparência do Sicoob Credisulca e que todo trabalho que é feito é para a comunidade.

O presidente da Associação de Irrigação de Forquilhinha, Deonir Minatto, sente-se honrado e feliz em saber que a cooperativa esta ao seu lado, estendendo a mão e ajudando a trabalhar firme.

O encontro foi muito bem avaliado, já que deixou explicações técnicas e práticas para melhorar a qualidade de vida e trabalho dos nossos produtores rurais.

Para maiores informações, renovação ou contratação de seguro agrícola, crédito rural ou qualquer outro produto ou serviço, basta ir até uma das 22 agências do SICOOB Credisulca ou acessar nosso site www.credisulca.coop.br e nossas plataformas digitais.

 

Texto e fotografia: Felipe Ferreira

 

As Aventuras da Turminha do Sulca em Junho de 2018

As Aventuras da Turminha do Sulca em Junho de 2018

Olá pessoal, esse mês a aventura foi muito top! Nos divertirmos muito em várias cidades e ainda comemoramos o aniversário de uma das nossas agências.

Iniciamos em Capivari de Baixo, na E.E.B. General Osvaldo Pinto da Veiga (dias 05 e 06) e depois retornamos para aquela cidade na E.E.B. São João Batista (dia 12) e na E.M.E.B. Vitório Marcon (dia 13). Passamos também por Timbé do Sul, na E.E.B. Timbé do Sul (dias 07, 11 e 14) e na E.M.E.F. Frei Modesto (dias 11 e 14).

Fomos visitar também a Cidade das Avenidas, Araranguá. Passamos pela E.B.M. Jardim das Avenidas (dias 19 e 20), E.B.M. Nova Divinéia (dias 21 e 25), E.E.B. Professor Clóvis Goulart (dia 26), E.E.F. Padre Antônio Luiz Dias (dia 27) e E.E.B. Professora Julieta Aguiar Bertoncini (dia 28).

Com tantos lugares legais, o Sulca sempre fica empolgado com a multiplicidade de realidades encontradas e com a possibilidade de poder aprender tanto com toda a criançada e poder trocar tantas ideias com os adolescentes.

Para os participantes da Turminha, esse mês os vídeos do canal ficaram muito legais, já que muitos alunos participaram da produção, rendendo ótimos frutos.

Em junho teve aniversário também, o da nossa agência em Osório, que foi festejado no dia 18 pela Turminha e pelos associados que foram brincar e se divertir com o Sulca. (Saiba como foi o aniversário da agência clicando aqui)

Para toda a Turminha, o projeto continua sendo importantíssimo para a formação das crianças e dos adolescentes, pois é parte fundamental no processo de conscientização e de educação financeira, contribuindo para a formação da cidadania e de sujeitos mais responsáveis por suas vidas financeiras.

É pessoal, junho foi um mês espetacular e esperamos que além de frio, julho será um mês maravilhoso para nos encontrarmos em sua escola.

Texto: Felipe Ferreira

Fotografia: Gleyson Cadorin Zilli

Qual o verdadeiro propósito de cooperar?

Qual o verdadeiro propósito de cooperar?

            Toda pessoa tem sonhos, toda comunidade tem desafios, toda cooperativa tem um propósito e o nosso é unir as pessoas para compartilhar estes sonhos e superar os desafios da nossa comunidade, através da inclusão social e financeira.

            Para que possamos estar lado a lado com o povo trabalhador da nossa terra, precisamos nos pautar em valores e não falamos daqueles numéricos, distribuídos aos associados, mas em transparência, comprometimento, respeito, ética, solidariedade, cooperação e responsabilidade.

            Só quem realmente trabalha para as pessoas é que consegue este resultado. Aqui, cada associado é parte fundamental da nossa cooperativa e da nossa família!

            A prova de que estamos junto com nossa comunidade é que nos engajamos em inúmeros projetos como A Turminha do Sulca, que leva educação financeira para milhares de crianças e adolescentes e o Coopere com o próximo, que entrega muito mais do que doações para nossas instituições de caridade, além de ações pontuais e contínuas desenvolvidas durante o ano.

            Além de nossos projetos, oferecemos uma carta imensa de produtos e serviços que visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida e de trabalho dos associados, que são os donos da cooperativa, sempre pensando no coletivo, já que a instituição não tem fins lucrativos.

            Para o SICOOB Credisulca, a maior realização de uma organização financeira cooperativista é contribuir para o bem-estar social e o crescimento econômico da sua comunidade, além de poder auxiliar de maneira significativa para a responsabilidade socioambiental.

            É por estas razões que temos muito a comemorar no dia 07 de julho de 2018, dia internacional do cooperativismo. A maior vitória deste modelo de organização é ver resultados altamente significativos, tanto em nossos números, quanto no coração das pessoas, ao ouvi-las dizer que conquistaram seus sonhos porque o SICOOB Credisulca esteve ao seu lado e pode contar com a ajuda do maior sistema de cooperativismo de crédito do Brasil.

Agricultores de Nova Veneza participam de encontro sobre Agronegócio com o Sicoob Credisulca

Agricultores de Nova Veneza participam de encontro sobre Agronegócio com o Sicoob Credisulca

Na quinta-feira, dia 05 de julho de 2018, mais de 60 agricultores participaram de mais uma reunião para debater algumas soluções e benefícios oferecidos pela cooperativa e que podem auxiliar na produção e lavoura.

A abertura dos trabalhos foi feita pela gerente da agência de Nova Veneza, Julia Destro Gava, que agradeceu a presença dos participantes, ressaltando que ali estavam presentes amigos que ela e toda sua equipe fizeram questão de convidar.

Após, o presidente da cooperativa, Sr. Romanim Dagostin, apresentou os resultados positivos da agência de Nova Veneza e ressaltou a importância deste modelo de negócios para aquela comunidade, agradecendo a cada associado pela participação e colaboração com a instituição.

Chegado o momento de apresentar o Seguro Agrícola, a colaboradora Gessica Schuvartz da Rosa destacou a importância deste produto para a segurança do produtor rural e da sua lavoura, além de auxiliar nas dúvidas e apontamentos levantados pelos participantes.

Cristiano Luiz Provensi, colaborador, também frisou como o cooperativismo auxilia em todos os processos da lavoura, desde o preparo até a colheita, apresentando as formas de custeio, comercialização e investimento através do BNDES.

Sidinei Mondardo, associado, disse que “o seguro agrícola faz com que eu possa dormir tranquilo, sem preocupações, já que nossa região, ano passado, foi bem castigada pelo granizo”. Sidnei lembra com carinho do início, quando a agência foi inaugurada na cidade: “fui um dos primeiros a me associar, eu ainda lembro que saímos de Fusca e buscamos a cooperativa, foi uma ótima escolha”.

Nessa mesma linha, para a gerente da agência Julia, o evento foi ótimo e bem produtivo, já que a comunidade participou ativamente, perguntando e apontando sugestões, o que demonstra que eles fazem parte da instituição.

O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Veneza e para o presidente deste órgão, Evandro Boaroli, iniciativas como essa só mostram como o agricultor se fortalece quando une forças para cooperar. Para ele, o cooperativismo de crédito “fomenta a economia, já que gera um ciclo produtivo que fica na própria comunidade, fazendo-nos sentir parte da cooperativa”. Por fim, ele parabenizou o SICOOB Credisulca por estar em Nova Veneza e por estar sempre pensando na comunidade.

O encontro foi muito bem avaliado, já que deixou explicações técnicas e práticas para melhorar a qualidade de vida e trabalho dos nossos produtores rurais.

Para maiores informações, renovação ou contratação de seguro agrícola, crédito rural ou qualquer outro produto ou serviço, basta ir até uma das 22 agências do SICOOB Credisulca ou acessar nosso site www.credisulca.coop.br e nossas plataformas digitais.

 

Produtores Rurais de Meleiro e Morro Grande participam de encontro sobre Seguro Agrícola e Crédito Rural com o Sicoob Credisulca

Produtores Rurais de Meleiro e Morro Grande participam de encontro sobre Seguro Agrícola e Crédito Rural com o Sicoob Credisulca

Na terça-feira, dia 04 de julho de 2018, mais de 80 produtores rurais se encontraram para conversar sobre soluções e benefícios para suas lavouras. Em debate, o seguro agrícola e o crédito rural.

A abertura dos trabalhos foi feita pelas gerentes das agências de Meleiro (Ednéia Buzanelo) e de Morro Grande (Gerusa Messaggi Dias) que após as boas-vindas, passaram a palavra para o presidente Sr. Romanim Dagostin, que ressaltou os números positivos das agências de Morro Grande e Meleiro, bem como, frisou algumas das grandes vantagens do cooperativismo de crédito para o agricultor, mostrando que de mãos dadas, produtores se tornam cada dia mais fortes.

Após, a colaboradora Gessica Schuvartz da Rosa apresentou o seguro agrícola, destacando que o produto é pioneiro na região Sul Catarinense, trazendo segurança para a lavoura de nossos produtores. Para ela, “o produtor rural conta com a segurança de uma instituição forte e de credibilidade, protegendo a lavoura desde a fase de alongamento, sem desconto de franquia na indenização, garantia do restante da produção e a realização de apenas uma vistoria para auferir as perdas”. Além desta modalidade, a colaboradora também apontou as vantagens das outras linhas de seguro oferecidas pela cooperativa.

Na mesma linha, o colaborador Cristiano Luiz Provensi, mostrou para nossos agricultores como o cooperativismo financeiro pode auxiliar a preparar a terra, plantar, semear, estocar e colher. Cristiano mostrou as formas de custeio, de comercialização e de investimentos através do BNDES, como o PRONAF, o PRONAMP, o MODERFROTA, PCA Armazéns e outros, com ótimos prazos que podem chegar até 15 anos.

“Nosso desejo é fazer parte da safra dos nossos agricultores, seja para aquisição de máquinas, construção ou modernização das atividades, contribuindo para que toda essa classe consiga realizar os seus sonhos e tenha mais qualidade de vida e de trabalho”, relatou Cristiano.

O encontro foi avaliado de forma muito positiva por todos os participantes, pois além de apresentar aos agricultores inúmeros benefícios, ainda foi possível trazer informações técnicas e práticas que melhoram, facilitam e protegem a lavoura, melhorando a qualidade de trabalho dos produtores rurais.

Para maiores informações, renovação ou contratação de seguro agrícola, crédito rural ou qualquer outro produto ou serviço, basta ir até uma das 22 agências do SICOOB Credisulca ou acessar nosso site www.credisulca.coop.br e nossas plataformas digitais.

SICOOB Credisulca entre as 60 maiores cooperativas financeiras do Brasil

SICOOB Credisulca entre as 60 maiores cooperativas financeiras do Brasil

Um relatório extraído do Banco Central do Brasil em dezembro de 2016 apontou que o SICOOB Credisulca está entre as 60 maiores cooperativas financeiras do país. A tabela traz as 100 maiores instituições do ramo, que juntas, administram 60% do total de ativos do conjunto de 1018 cooperativas singulares. Em 2017 e 2018 os resultados são ainda mais positivos e serão divulgados assim que o Banco Central emitir os novos relatórios.

Dessa lista, 33 cooperativas filiadas ao SICOOB administram R$ 33 bilhões em ativos e R$ 18 bilhões em operações de crédito. O SICOOB Credisulca detém a 60ª posição da lista quanto ao total de depósitos realizados na cooperativa (R$ 693.212,00), a 67ª posição quanto ao patrimônio líquido (R$ 106.933,00), a 73ª no tocante aos ativos totais (R$ 546.786,00) e a 92ª posição quanto as operações de crédito (R$ 206.673,00).

Para o nosso presidente, Sr. Romanim Dagostin, os números expressivos que a cooperativa conquista diariamente são frutos de muito trabalho árduo e de dedicação de cada um dos colaboradores, que sempre prezam pelos valores cultivados dentro da Credisulca, destacando também que “tudo isso só é possível graças aos nossos associados que sempre acreditam na força do cooperativismo e confiam em nossa missão de contribuir para a comunidade. Essa parceria forte com a sociedade é que gera a nossa maior riqueza: a credibilidade”

Nessa perspectiva, o presidente ainda analisa com otimismo o atual cenário de expansão do alcance de abrangência da Credisulca, pois o objetivo é atender sempre com excelência, possibilitando que mais pessoas possam usufruir de todos os benefícios do cooperativismo financeiro.

Portanto, os números são motivadores e nos fazem continuar acreditando nesse sonho, sem nunca esquecer como tudo começou, há quase 30 anos atrás, com muito trabalho duro para a comunidade. Quando se coopera com valores morais e éticos o resultado só pode ser positivo.

1 ano de SICOOB Credisulca em Osório – RS

1 ano de SICOOB Credisulca em Osório – RS

Dia 19 de junho de 2018 tivemos mais um grande dia para nossa cooperativa, pois a agência de Osório – RS completou seu primeiro ano de cooperação.

O aniversário da agência foi celebrado no dia 18 pelos colaboradores e associados e é claro, a Turminha do Sulca marcou presença para alegrar ainda mais o ambiente.

O município de Osório, conhecido também por Cidade das Lagoas e Cidade dos Bons Ventos, possui vinte e três lagoas e um parque eólico e seu nome deriva de uma homenagem realizada em 1934 ao marechal Manuel Luís Osório, ali nascido.

Os osorienses contam, desde 2017, com uma agência em sua cidade e a adesão ao sistema cooperativo só vem crescendo. O primeiro associado, sr. José Adair Nunes de Oliveira, conhecido por “Titico”, salienta que o grande diferencial do Sicoob Credisulca é o atendimento, que ele considera como fantástico! Ressalta ainda que “a cooperativa só tem a crescer, já que estão prestando um serviço de primeira”.

Para o colaborador Maiquel Bittencourt Ferreira, estar presente em uma cidade como Osório é gratificante e ao mesmo tempo um desafio e todos na agência trabalham firme para o fortalecimento da marca e pela satisfação dos associados.

Este carinho pela agência é confirmado pela gerente Camila Scaravonatto, que se emociona ao falar do Sicoob Credisulca, pois todos ali amam o que estão fazendo. Para ela, a credibilidade de todo trabalho está atrelada à transparência. Relata que a população de Osório tem muitos motivos para se associar, entre eles a agilidade, as taxas competitivas e o atendimento diferenciado.

As perspectivas para o futuro são positivas, mesmo tendo apenas um ano de existência. O trabalho árduo não para e os resultados estão cada dia melhores.

Parabéns agência de Osório, que possamos comemorar muitos anos 

 

Como concorrer a 4 milhões em prêmios

Como concorrer a 4 milhões em prêmios

O Sicoob Credisulca está participando do SICOOBCap, uma campanha realizada pelo SICOOB SC/RS e que sorteará mais de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais) em prêmios.

A campanha teve início em 02 de abril de 2018 e terminará em 15 de março de 2019 e objetiva incentivar a integralização de cotas-partes de capital social nas agências.

Para participar do SICOOBCap, o associado precisa aumentar o valor da sua cota-parte, ou seja, a cada múltiplo de R$ 50,00 (cinquenta reais), o associado terá direito a um número da sorte para cada sorteio.

Este valor corresponde a participação societária, ou seja, é um capital-social e como a cooperativa de crédito não tem fins lucrativos, o valor da quota-parte continua sendo do associado, já que os sócios são também donos da cooperativa.

Ao todo, são três sorteios (cada participante só poderá ser contemplado uma única vez em premiação de igual valor). No total, o valor total bruto dos prêmios a serem sorteados é de R$ 4.148.567,10 (quatro milhões cento e quarenta e oito mil quinhentos e sessenta e sete reais e dez centavos).

O sorteio será realizado pela Loteria Federal e você poderá conferir as data e demais orientações através do regulamento, disponível no site https://sicoobcap.com.br/.

O número da sorte será gerado eletronicamente e será impresso em papel personalizado, contendo o número da agência filiada, com as numerações específicas.

O mais legal de tudo isso é que o contemplado pode optar por receber o prêmio ou receber o valor correspondente.

Não há motivos para não concorrer e se você ainda não é associado, basta ir até uma agência do Sicoob Credisulca e se associar.

Faça parte você também e concorra!

5 Razões para você abrir sua conta em uma cooperativa de crédito

5 Razões para você abrir sua conta em uma cooperativa de crédito

         5 Razões para abrir sua conta em uma cooperativa de crédito

A cooperativa de crédito é uma instituição sem fins lucrativos na qual os sócios (que entram de forma voluntária) são os donos do negócio, ou seja, não há lucro para um pequeno grupo de proprietários e as sobras são utilizadas para benefício de todos os associados. Como também não visam lucro, as cooperativas tem valores competitivos e vários benefícios, quer ver só?

 

1.    Você é dono da cooperativa

O primeiro grande diferencial de uma cooperativa de crédito é que você, ao se associar, vira dono do negócio. É isso mesmo! Na cooperativa você não é só mais um cliente, mas faz parte dela, ou seja, além da cooperação financeira, você pode e deve participar das decisões em assembleias.

A maioria das instituições bancárias são de propriedade de um grupo de poucas pessoas, que por lógica, ficam com o lucro e rendimentos obtidos. Este lucro advém das movimentações realizadas pelos clientes.

Na cooperativa, os resultados financeiros não ficam para um pequeno grupo, mas para todos aqueles que são associados. Você não é só mais um cliente, você é parte de um sistema onde todos os associados cooperam mutualmente para o fortalecimento da cooperativa e de toda comunidade. 

 

2.    Você tem direito a voto

Todo aquele que ingressar como sócio adquire direito a voto, ou seja, poderá participar anualmente de uma reunião para escolha de quem irá fazer a gestão da instituição, reunião esta chamada de Assembleia Geral.

Além disso, você poderá participar discutindo e votando na prestação de contas do ano anterior, na forma de destinação das sobras ou no rateio das perdas, na eleição dos sócios do conselho de administração e do conselho fiscal.

Nos bancos o poder é exercido na proporção do número de ações, nas cooperativas de crédito o voto tem peso igual para todos, ou seja, uma pessoa, um voto, independente do grau de participação econômica.

Votar e ser votado são direitos e obrigações de cada associado.

 

3.    A gestão é participativa e democrática

Como cada associado participa das decisões, a cooperativa é gerida de forma democrática, elegendo entre os próprios sócios aqueles que serão os responsáveis pela gestão, além dos conselheiros de administração, que prestam contas das suas ações nas assembleias.

Ao contrário dos bancos, as deliberações não são concentradas, são partilhadas entre muitos, além de contar com administradores-líderes do próprio meio (associados).

A cooperativa zela pela atuação responsável de todos os membros, respeitando um de seus princípios (que são as linhas orientadoras do sistema): o da gestão democrática. Quem estiver na liderança deverá assegurar as condições da democracia na instituição, bem como a transparência das informações.

Há um exercício representativo do poder, já que os eleitos representam os associados. Esta representatividade deve ser exercida dentro da responsabilidade legal e do Estatuto Social (documento jurídico que norteia a cooperativa).

A gestão é feita por associados para os associados.

 

4.    Você tem à disposição um portfólio de produtos e serviços

Apesar de não ser um banco, as cooperativas de crédito oferecem os mesmo serviços, mas com muitos benefícios, já que, no caso das cooperativas do SICOOB, contam com auxílio do Banco Cooperativo do Brasil, o Bancoob, que é um banco múltiplo privado especializado no atendimento a essas cooperativas de crédito.

Entre os benefícios que as cooperativas oferecem estão: conta corrente, conta poupança, diversos cartões de várias bandeiras e com inúmeros serviços, BNDES, aplicações financeiras com rendimentos a curto e longo prazo (RDC), letra de crédito do agronegócio (LCA), Sicoobprevi - previdência privada, seguros (vida, automóvel e residencial), consórcios, saque sem cartão, débito automático, débito direto autorizado (DDA), transferências, 2ª via de boletos, recarga de celular, cobrança bancária(boletos), aplicativos mobile e outros.

Além de todas essas vantagens, a sua empresa também poderá se associar e desfrutar de inúmeros benefícios, bem como o seu agronegócio, que poderá contar com linhas de crédito e financiamento, inclusive para agricultura familiar.

Os mesmos benefícios de um banco, sem ser banco e com muitas outras vantagens;

 

5.    Você ajuda a melhorar a qualidade de vida da sua comunidade

            Nada valeria auxiliar somente na vida dos associados, já que vivemos em uma sociedade que abrange mais pessoas além das que já optaram pelo cooperativismo de crédito.

           Neste sentido, as cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentável das suas comunidades, sempre através de políticas aprovadas por seus membros.

            Por si só, a cooperativa de crédito já é uma instituição financeira da comunidade, por isso, respeitam as peculiaridades sociais e a vocação econômica da sua região.

        Há uma “reciclagem de recursos”, ou seja, a monetização da produção e dos serviços geram novas riquezas locais e regionais. A própria distribuição de sobras e riquezas entre os associados já faz com que o dinheiro continue circulando na região em que está inserida, criando um círculo que fortalece os associados e toda a comunidade.

          Mas o interesse pela sociedade não se limita ao âmbito econômico, já que é preciso pensar em questões socioambientais e sustentabilidade, por isso, as cooperativas apoiam, desenvolvem e contribuem de maneira significativa em diversos projetos de cunho educacional, social e ambiental, cumprindo com seus princípio e valores institucionais.

        Texto: Felipe Ferreira

        Gostou do cooperativismo de crédito e quer saber mais? Sugerimos estas leituras, referencias deste estudo:

Portal do cooperativismo financeiro:

http://cooperativismodecredito.coop.br/

Sicoob: http://www.sicoob.com.br/

 

MEINEN, Ênio; PORT, Márcio. Cooperativismo Financeiro: Percurso histórico, perspectivas e desafios. Brasília: Confebras, 2014. 550 p.

As Aventuras da Turminha do Sulca em Maio de 2018

As Aventuras da Turminha do Sulca em Maio de 2018

 

            A nossa aventura foi muito legal neste mês, passamos por diversas cidades, comemoramos aniversário de agência e participamos de uma semana toda especial, dentro das agências, brincando e aprendendo sobre educação financeira.

Iniciamos com o aniversário da agência de Nova Veneza, no dia 03, mas que foi comemorado com muita alegria no dia 04, com os associados e colaboradores, além é claro do nosso mascote, o Sulca, que fez a alegria da criançada. Quer saber mais como foi o aniversário da agência? Acesse aqui.

Continuando a nossa aventura, passamos pelas escolas Jorge Schutz (dia 08), Laurita (dia 09), Maria das Dores Angeloni (dia 10), João Colodel (dia 10 e 22), São Luiz (dia 22), São Braz Boa Vistinha (dia 24) e SATC (dia 24), todas estas no Turvo, além da Luiz Lazzarin (dia 23) em Criciúma.

            A Turminha sempre adora passar pelas escolas da nossa cidade sede. O próprio Sulca comenta: “eu amo estar nas escolas de Turvo, todos me recebem com muito carinho! Sempre é bom brincar com as crianças daqui e poder trocar umas ideias legais com nossos adolescentes”.

               A Turminha também conta que os vídeos do canal ficaram muito legais neste mês e que as oficinas foram super produtivas.

            Para eles, as turmas estão interagindo bastante e mostram interesse por esse universo da educação financeira. Os alunos dos anos finais do ensino fundamental ficam muito atentos, já que alguns inclusive já estão ingressando no mundo do trabalho e este conhecimento das oficinas auxilia na sua vida financeira.

            Além das oficinas nas escolas, maio foi um mês especial, já que participamos ativamente da Semana ENEF de Educação Financeira, um programa da Estratégia Nacional de Educação Financeira da qual o SICOOB Credisulca participa ativamente com ações pontuais e permanentes.

            Para esta Semana, a Turminha fez oficinas dentro das nossas agências, trazendo os alunos para fora das escolas, possibilitando-os que conhecessem como funciona uma agência, além de participarem de oficinas sobre o valor do dinheiro e dos produtos e a importância de saber poupar.

Nosso calendário foi no dia 14: Criciúma (Colegião), Criciúma Santa Luzia (João Frasseto), Forquilhinha (Luiz Tramontin) e Nova Veneza (Abilio Cesar Borges); dia 15:  Turvo (Laurita), Timbé do Sul (Timbé), Meleiro (Ines Toneli Napole) e Morro Grande (Ana Machado Dal Toé); dia 16: São João do Sul (Quintiliano João Pacheco), Passo de Torres (Manoel Rodrigues), Balneário Arroio do Silva (Apolonio Ireno Cardoso) e Araranguá (Nova Divineia); por fim, no dia 18: Turvo (Jorge Schutz) e Ermo (Pedro Simon).

Quer saber mais como foi o Semana ENEF? Acesse aqui.

É pessoal, foi um mês incrível para todos nós! Junho teremos ainda muitas outras aventuras, quem sabe nos encontramos na sua escola!

 

SICOOB Credisulca entregando muito mais do que doações

SICOOB Credisulca entregando muito mais do que doações

 

Valores e princípios nada valem se ficarem apenas no discurso teórico, é preciso colocar a mão na massa e fazer acontecer, é preciso engajamento comunitário na busca do bem-estar social, é preciso colaborar para o desenvolvimento econômico e social da nossa sociedade. É nessa perspectiva que surgiu o Coopere com o próximo, uma campanha de arrecadação de alimentos e roupas para doar a quem precisa.

Dentro do cooperativismo existem alguns valores praticados no mundo todo, como o da responsabilidade socioambiental, que tem esse caráter comunitário e o nosso projeto vai ao encontro dessa premissa.

Quando finalizamos a 1º edição da campanha, ficamos muito surpresos com o excelente resultado. Foram quase 100 cestas básicas, 11 caixas de leite e mais de uma tonelada (1.192kg) de roupas de crianças, adultos e idosos, além de sapatos e cobertores. Todo esse material vai para pessoas que realmente estão precisando de auxílio.

A primeira entrega aconteceu na cidade sede do Sicoob Credisulca: Turvo.  Fomos até a Casa de Acolhimento e deixamos algumas doações para as crianças, mas no fundo, deixamos muito mais do que isso, porque lá também fica um pouco do nosso amor.

A promoção deste sentimento de solidariedade desencadeia uma onda de boas ações, por isso, nossas atitudes diárias, como por exemplo, sorrir e dar um bom dia, podem fazer a diferença, já que as atitudes positivas vão sendo repassadas e a rede vai se formando.

É o que aconteceu com a nossa campanha, já que ela possibilitou e incentivou que os associados (e não associados) tenham a oportunidade de poder contribuir de uma forma muito simples para quem doa, mas que pode ser significativa para quem recebe.

Essa Campanha não é somente do Sicoob Credisulca, mas realmente de toda comunidade. Quem participou e quem vai receber as doações é sociedade e este é o objetivo, promover a integração colaborativa e solidária, o que só traz desenvolvimento e iniciativas sociais que com certeza contribuem para com a população.

Para quem recebe? Só quem participa da entrega para poder entender como atitudes tão simples e pequenas podem realmente mudar a vida das pessoas.

Foi possível perceber isso ao realizarmos a entrega no Lar Beneficente São Vicente de Paulo, em Araranguá. Fomos muito bem recebidos pelos idosos, que fizeram questão de posar para uma foto! Todos agradeceram e salientaram a importância daquelas doações. Nessa pequena atitude de doar, percebemos o verdadeiro sentido de ajudar o próximo e contribuir para a felicidade da outra pessoa.

A coordenadora da instituição, Vanda Stecanella Garcia, ressaltou que as doações vieram em ótima hora, já que estamos chegando no inverno e todos os 36 idosos precisam muito de cobertores e roupas quentinhas. Salienta também que todos estão muito felizes com o auxílio.

Outros materiais também foram destinados a Casa Lar Irmã Carmen, também de Araranguá, que atende crianças e adolescente.

Além dessas instituições, outras na abrangência da cooperativa serão atendidas e receberão doações e um pouco do carinho da cooperativa, dos associados e de todo mundo que contribuiu.

Temos muito a evoluir, mas quando podemos ajudar o próximo já conseguimos compreender um pouco melhor porque estamos aqui nesse mundo e perceber que estamos de alguma maneira cumprindo a nossa missão enquanto seres humanos que vivem em sociedade, afinal, somos todos irmãos.

Obrigado por ter cooperado com o próximo, até a segunda edição!

Texto e fotografia: Felipe Ferreira

A Semana de Educação Financeira

A Semana de Educação Financeira

 

 A Semana ENEF é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promoção da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).

            O Sicoob Credisulca participa ativamente da nossa comunidade através do projeto “A Turminha do Sulca”, que leva educação financeira a diversas escolas da região de abrangência da nossa cooperativa.

            De maneira lúdica e didática, os alunos aprendem a lidar melhor com situações que envolvam finanças, como por exemplo: tipos de investimento, prazos e metas, valor dos sonhos, orçamento e planejamento financeiro, tipos de pagamento e outros.

            Desta vez, para comemorar a Semana ENEF, o projeto atendeu alunos das cidades de Turvo, Forquilhinha, Criciúma, Timbé do Sul, São João do Sul, Ermo, Passo de Torres, Meleiro, Arroio do Silva, Araranguá, Nova Veneza e Morro Grande.

            Os alunos puderam conhecer melhor a nossa cooperativa, já que as oficinas foram realizadas dentro das agências, com a participação dos colaboradores que auxiliaram em uma visita guiada.

            Além disso, o mascote da turminha, o Sulca, também marcou presença durante as oficinas, que abordaram temas como as notas de dinheiro, os animais em extinção, o valor econômico para compras e a consciência de poupar. Foram distribuídos brindes e uma cartilha com dicas de educação financeira a todos os participantes.

Para o professor Lucas da Silva, da EEB Pedro Simon do Ermo, a iniciativa é excelente para todas as idades, pois o conhecimento não se limita aos muros da escola e este projeto auxilia a ampliar este conhecimento.

Renan Raupp, professor da EEB Jorge Schutz do Turvo, aponta que o projeto auxiliar não só na organização pessoal dos alunos, mas também influencia positivamente na carreira profissional.

Participar da Educação Financeira do país é uma responsabilidade que deriva de um dos valores do cooperativismo, o da responsabilidade socioambiental e o Sicoob Credisulca atua de maneira contínua para a promoção do bem-estar e do desenvolvimento da nossa comunidade.

Texto: Felipe Ferreira

Fotografia: Gleyson Cadorin Zilli, Eduardo Sellinger Corrêa, Felipe Ferreira e Giancarlo Carlomagno

 

 1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11